terça-feira, 30 de novembro de 2010

Eu ja sei postar

Olha o quanto eu já aprendi usando as tecnologias e a cooperação em rede!!!
As relações cooperativas que se desenvolvem nas atividades coletivas devem ter destaque no planejamento pedagógico. Afinal, como disse Andréa Cecília Ramal, o professor precisa transforma-se num arquiteto cognitivo, num dinamizador de grupos. O papel dos professores será o de traçar o cenário onde as interações irão ocorrer, cenários que potencializem a aprendizagem, a convivência, o respeito mútuo etc.
A experiência e capacidade crítica dos professores são então os principais recursos que as novas gerações necessitam para poder aprender a dar valor à cooperação e à solidariedade. E, desse modo, estarão preparados para participar de modo significativo na Sociedade da Informação.
Sabemos que atitudes cooperativas precisam ser aprendidas e valorizadas eticamente. Nas nossas atuais práticas pedagógicas, estamos conseguindo ensinar nossos alunos a cooperar, desde que fiquemos atentos ao bom uso das tecnologias para os nossos alunos, informando-os como é possível fazer uso das mídias procurando e interagindo com seriedade.
A realização do meu projeto integrado de aprendizagem está me  preparando para enfrentar este desafio pois me deu oportunidade de conhecer, navegando,  usufruir desse vasto material que  está disponível na Internet sabendo selecioná-lo e interagindo e  cooperando,  postando  no blog e compartilhando as boas informações.Foi muito bom participar como leitor, depois como autor e por ultimo com a dimensão da produção cooperativa on-line! De certa forma, já estou atuando de forma cooperativa, não é? O blog é uma produção coletiva e está disponível para que outras pessoas possam usufruir. Assim, estou contribuindo com minha parte.
Avançamos bastante no nosso propósito de tentar compreender as tecnologias digitais e o como elas são tão importantes para a nossa vida e a nossa profissão. Analisamos o papel das ações cooperativas em rede no aprendizado.
Tomamos contato com algumas ferramentas de produção e veiculação de conteúdo digital, dentre elas as ferramentas do tipo Wiki que permitiram a construção cooperativa e anônima de uma grande enciclopédia em diversas línguas. Aprendemos como esta enciclopédia se estrutura e iniciamos nossa reflexão enfrentando algumas das polêmicas sobre o seu uso na escola.
Conversamos ainda sobre o compartilhamento de conteúdo em diversos formatos, vídeos, slides etc., conteúdos que podem ser referenciados a partir de outras páginas da Internet. Aprendemos a incorporar a visualização de um vídeo no nosso próprio blog.
Enfim, a produção colaborativa transforma-se no principal valor, apostando-se que quanto mais interagentes participarem da construção coletiva, mais bens públicos podem ser compartilhados por todos os participantes.
Maria Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário